top of page

Cerimônia: o rito do matrimônio


Concluímos nossa postagem sobre a celebração religiosa do matrimônio com esse post sobre o rito sacramental, cujas partes são apresentadas abaixo:

Diálogo antes do consentimento: O sacerdote, diante dos noivos, interroga-os quanto à liberdade, à fidelidade e à aceitação e educação dos filhos;

Consentimento: O sacerdote, ainda diante dos noivos, convida-os a manifestar seu consentimento.

Aceitação do consentimento: O sacerdote, sela as mãos dos esposos com sua estola, acolhendo o consentimento;

Bênção e entrega das alianças: Da porta principal ou centro da Igreja, uma daminha ou alguém de importância na vida do casal levará as alianças até o sacerdote, para serem abençoadas, enquanto se canta. Ao terminar o canto, o padre profere a bênçao. Nesse momento, os músicos executam uma canção apropriada para o momento. Ex.: Cada dia - Davidson Silva.

Preces dos fiéis

Bênção Nupcial: Todos juntos, de mãos estendidas sobre o casal acompanhem com fé esta bênção. Os esposos se ajoelham e sacerdote se volta para o casal, estendendo suas mãos para a bênção.

Sagrada Comunhão: O Ministro da Sagrada Comunhão vai até o sacrário, traz a âmbula, coloca-a sobre o altar e faz a genuflexão. O sacerdote, então, introduz a oração do Pai Nosso. No momento da comunhão dos noivos, os músicos executam uma canção como, por exemplo, Como és lindo, da banda Vida Reluz;

Conclusão da celebração: O rito se conclui com a bênção dos esposos e do povo;

Assinaturas: Terminada a celebração, os esposos e o sacerdote assinam a ata do casamento, diante do povo, em local apropriado. Assinam a Ata do Casamento:- o sacerdote, os esposos, testemunhas do casamento religioso.- Se o casameto religioso tiver efeito civil, também assim as testemunhas do casamento civil. Também é oportuna a execução de uma música, enquanto as assinaturas são coletadas.

Saída do cortejo: Para a saída da igreja, a ordem do cortejo se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos. Nesse momento, dependendo do protocolo de cada instituição religiosa, o cortejo pode bater palma, jogar arroz, pétalas de flores ou bolhinhas de sabão para saudar a saída dos noivos.

Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas de todos e aquelas que ainda existirem, peço a gentileza de entrarem em contato através dos comentários que, na medida em que foram surgindo, serão respondidos.

um abraço e até o próximos post.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page