top of page

Vou me casar, por onde começar?


Está precisando de ajuda para começar os preparativos do casamento? Os passos a seguir vão ajudar a organizar melhor um dos dias mais importantes de sua vida.

Como realizar o casamento dos seus sonhos? Apesar de não ser uma tarefa fácil, existem algumas ações que devem ser tomadas para que seu grande dia seja perfeito! Vamos a eles:

1. Data e Hora do Casamento

É muito importante que haja uma previsão, mesmo que aproximada, de quando os noivos pretendem realizar o evento, pois, assim será possível ter uma noção de quando iniciar os preparativos até o grande dia e, principalmente, sondar a data na igreja e buffet, pois, hoje em dia, é comum casais encontrarem dificuldades para encontrarem agenda livre nesses locais por definirem a data somente muito depois de iniciarem os preparativos.

2. Orçamento do Casamento

Antes de tudo, vale destacar que existem produtos e serviços para todos os níveis de orçamento, desde os mais em conta até aqueles para quem está disposto a gastar quantias mais altas. Para quem dispõe de um orçamento mais restrito, vale a velha dica de pesquisar bastante antes de sair fechando contratos. Outra dica é planejar. Essa etapa é fundamental para que seu casamento não comprometa a vida financeira no início da vida a dois. Ter consciência de quanto você poderá investir na cerimônia e recepção é um fator crucial para o sucesso dos preparativos. A partir dessa noção, será possível, por exemplo, definir a quantidade de convidados, escolher o estilo do evento e, quem sabe, incrementar com outros detalhes complementares, que falaremos mais adiante .

3. Check-list

A dica é separar todos os itens da preparação do casamento por categorias e subcategorias, como cerimônia, festa, decoração, música, etc. Então, é preciso montar uma lista com todos os itens que deverão ser providenciados no decorrer do tempo até a data do evento. Nesse momento, não se preocupe com o prazo, apenas com as tarefas.

Os itens mais importantes e que devem ser priorizados logo no início dizem respeito à estrutura do evento. Em estrutura estão os itens que formam a BASE de uma festa. Portanto, a igreja, o buffet, o vestido e os profissionais de foto e vídeo precisam ser definidos logo no começo da preparação.

Após essas definições é a vez dos itens importantes, que são decoração, papelaria, assessoria, música, lembrancinhas, alianças, lua de mel, dia de noiva e terno do noivo. Os Importantes definem que os itens da estrutura estão direcionados para um casamento.

Por último, os itens dito complementares, como doces, bolo, buquê, bebidas específicas, acessórios da noiva, acessórios de pista, etc. Esses itens servem para dar personalidade e alegria para o seu grande dia.

Proceda da seguinte maneira: enquanto você acerta os itens da estrutura, já pode ir pensando nos importantes. Definida a estrutura, passe para os importantes e já comece a pensar nos complementares.

4. Programe-se

Não é uma regra, mas, o tempo médio sugerido para se organizar um evento como um casamento é um ano. Nesse tempo, é possível tomar todas as providências, separando-as por período. O fato é que, quanto antes você começar, melhor, pois são muitas tarefas que, quanto menor o tempo para realiza-las, maior a correria e as chances de ocorrerem imprevistos. Sem uma agenda bem definida, preparar um evento desse porte é sinônimo de muuuuiita dor de cabeça e não é isso que você espera de um dos eventos mais importantes da sua vida. Deixar tudo para a última hora é ver crescer o risco de algumas coisas serem simplesmente esquecidas. Uma boa dica é montar uma planilha com seu roteiro ou programar a agenda no computador, tablet ou smartphone.

5. Peça Orçamentos de Serviços e Produtos

Por mais que você tenha um orçamento bem folgado, é prudente cotar preços de produtos e serviços, comparar profissionais e empresas e escolher o que é melhor para o seu evento, afinal de contas, por mais competente e bem recomendado que seja um profissional, é o seu sentimento e a química com relação a ele que acaba sendo o fator determinante da contratação. Contratar um serviço de Assessoria de Casamento ou Cerimonial que faça esse trabalho pode ser de grande ajuda nessa tarefa.

É isso aí! Espero ter ajudado. Se você ainda tiver alguma dúvida ou quiser deixar sua sugestão para novas postagens, é só deixar sua dica nos comentários, ok?

Um grande abraço e até o próximo post.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page