Surgiu um imprevisto no dia do casamento! E agora?
- Gladson Maranhão
- 21 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

Depois de tanto tempo preparando o grande dia, com todo o cuidado, de forma criteriosa e com toda a atenção e amor do mundo, é claro que tudo o que os noivos querem é que tudo saia exatamente como foi planejado e como imaginaram. Como parte de um bom planejamento, a preparação de um plano de ação para os riscos é de extrema importância para o sucesso do evento. Separei alguns itens e o que fazer para tirar de letra caso venham a ocorrer.
1. CHUVA

As chuvas podem ocorrer em qualquer dia, embora com mais frequência em determinadas épocas do ano. O fato é que, caso ocorram no dia do seu casamento e você não tenha se preparado para isso, podem haver transtornos no trajeto para o local e no próprio evento.
Seu plano de ação: caso o evento aconteça em local aberto, certifique-se que há toldos, coberturas, ombrelones ou área coberta para proteger a todos. Com relaçao ao acesso ao local, verifique se costumam ocorrer problemas em períodos chuvosos, como alagamentos e quedas de barreiras e busque nformar a todos os convidados sobre rotas alternativas e cuidados especiais que devam tomar.
2. FALTA DE ENERGIA

Qualquer incidente ou acidente que comprometa o fornecimento de eletricidade em plena cerimônia ou festa pode causar muitos problemas ou, até mesmo, acabar com o evento mais cedo que o previsto. Isso porque não dá para continuar sem iluminação, som, ar-condicionado e sistemas de conservação dos alimentos.
Nesse caso, é importante se certificar se os locais contratados possuem geradores próprios ou se haverá a necessidade de contratar um profissional que trabalhe com gerador para o dia. Como esse é um risco que, caso venha a ocorrer, pode estragar todo um projeto que levou meses ou até anos para ser realizado, não pense duas vezes em estar preparado para isso!
3. COMIDA FRIA E/OU BEBIDAS QUENTES

Um problema que também acaba por causar um impacto negativo no seu evento é ver que, aos seus convidados estão sendo servidos pratos frios, quando deveriam estar quentes e bebidas, que deveriam estar geladas, estão quentes.
Certifique-se que exista uma cláusula no contrato com o(s) profissional(is) responsável(is) pelo serviço de buffet, onde seja tratada a questão do compromisso com a qualidade das comidas e bebidas e maneiras de contornar situações que venham a comprometer esses produtos, assim como informações a respeito da disponibilidade de cozinheiros, fornos, fogões, freezers, gelo extra etc. no dia do evento.
4. FALTA DE COMIDA E/OU BEBIDA

Na grande maioria dos casos, o problema envolvendo a falta de comida ou bebida está ligado ao inesperado excesso de convidados ou por erro de cálculo nas quantidades durante o planejamento.
Pensando nisso, é importante obter o número, mesmo que aproximado, dos convidados confirmados e combinar com o pessoal do buffet medidas para completar comidas e bebidas, no caso de falta. Outro fator relevante é ter um bom serviço de RSVP e contratar um buffet experiente.
5. CONVIDADOS A MAIS OU A MENOS

Como foi citado no item anterior, apesar do cuidado especial dispensado no momento da definição do número exato de convidados, não é raro acontecer que, no dia, começam a surgir pessoas inesperadas, como acompanhantes não previstos ou parentes distantes que resolveram aparecer. O contrário também costuma ocorrer, isto é, muitos convidados simplesmente não apareceram, deixando o evento vazio e provocando muitas sobras.
Mais uma vez, um bom serviço de RSVP será útil para determinar um número mais aproximado possível de convidados presentes. Outro ponto importante é ter planos de fornecimento de bebidas e comidas extras e de reaproveitamento / contenção de sobras. Para tanto, é recomendável consultar seu fornecedor.
6. ACIDENTES COM O VESTIDO DA NOIVA

Não são raras as vezes em que, no decorrer da festa, o vestido da noiva, geralmente longo e branco, é alvo de problemas como sujeira, manchas de comidas ou bebidas, falhas na costura, botões ou apliques caídos, etc. No meu casamento mesmo, o vestido da minha esposa acabou tendo uma parte rasgada.
Caso tenha contratado uma cerimonialista, converse com ela a respeito do kit de primeiros socorros com acessórios para costura e retirada de manchas acidentais. Se não tiver uma, sua mãe ou madrinhas poderão ser seus anjos da guarda e manterão com elas esse kit. Outra solução é usar um vestido diferente na festa ou ter um vestido reserva, como parte do plano de ação para esse risco.
Comments